Prefeituras das regiões de Sorocaba e Jundiaí negam que foram aplicadas vacinas vencidas da AstraZeneca

Levantamento baseado no cruzamento de dados oficiais do governo federal apontou que pelo menos 26 mil pessoas podem ter recebido doses vencidas da vacina AstraZeneca contra a Covid-19.

Por TV TEM*


Após um levantamento apontar que pelo menos 26 mil pessoas podem ter recebido doses vencidas da vacina AstraZeneca contra a Covid-19, as prefeituras das regiões de Sorocaba e Jundiaí (SP) negaram que os imunizantes foram aplicados fora do prazo de validade.
O levantamento foi baseado no cruzamento de dados oficiais do governo federal. O trabalho dos pesquisadores Sabine Righetti, da Unicamp, e Estêvão Gamba, da Unifesp, foi publicado nesta sexta-feira (2) pelo jornal "Folha de S. Paulo".
Os dados, aos quais o G1 também teve acesso, indicam que o problema ocorreu com doses de oito lotes da vacina (veja tabela abaixo).
As prefeituras citadas das regiões de Sorocaba e Jundiaí (SP) negaram o problema e atribuem o achado do levantamento a uma falha dentro do Sistema Único de Saúde (SUS).
O Ministério da Saúde informou ao G1 que todas as doses são enviadas dentro do prazo e que, caso aplicações fora do período ocorram, é preciso passar por uma nova aplicação "respeitando um intervalo de 28 dias entre as doses".

Levantamento foi feito por Sabine Righetti (Unicamp) e Estêvão Gamba (Unifesp) — Foto: Reprodução/ G1
Levantamento foi feito por Sabine Righetti (Unicamp) e Estêvão Gamba (Unifesp) — Foto: Reprodução/ G1

De acordo com Sabine Righetti, uma das autoras do levantamento, as informações são do DataSUs e da Sala de Apoio à Gestão Estratégica (SAGE). A equipe analisou a data de vencimento dos lotes de vacina que ainda estavam sendo ministrados no Brasil.
Primeiro, foram encontrados 8 lotes da AstraZeneca que já venceram. Depois, esses dados foram cruzados com as datas de aplicação informadas. Ainda de acordo com a pesquisadora e jornalista, esses são os únicos lotes que já passaram da validade no país.
O que dizem as prefeituras
Sorocaba
A Prefeitura de Sorocaba informou que não houve recebimento ou aplicação de vacina vencida contra a Covid-19 na cidade e que isso pode ser verificado ao se comparar as datas das ações de vacinação no município com os prazos de validade de cada lote da vacina. A Secretaria da Saúde de Sorocaba já identificou que houve falha pelos estabelecimentos no momento da digitação da data de aplicação da vacina.
Piedade
A Secretaria Municipal de Saúde de Piedade (SP) informou que realizou a checagem desta informação e constatou que apenas recebeu o lote 4120Z001, que foi utilizado na cidade, mas dentro da data de validade (29 de março). O recebimento deste lote em questão ocorreu em fevereiro e o término de sua utilização foi no dia 1° de março.
Araçoiaba da Serra
A Secretaria Municipal de Saúde de Araçoiaba da Serra informou que não recebeu nenhum dos lotes identificados na reportagem. Trata-se de um erro de digitação que já está sendo corrigido e ocorreu no lançamento das doses aplicadas, devido ao preenchimento automático do sistema VaciVida.
Salto de Pirapora
A Prefeitura de Salto de Pirapora (SP) averiguou a informação, mas esclareceu que não vacinou pessoas com doses vencidas. O que de fato ocorreu foram erros no sistema do SUS. Afinal o lote 4120Z001, que foi apontado como supostamente vencido na reportagem foi aplicado até o dia 11/03, sendo que o lote venceria dia 29/03. Os lotes CTMAV501 e CTMAV505 não foram recebidos no município e só aparecem no sistema por erro de digitação que já está sendo corrigido.
Iperó
A Prefeitura de Iperó (SP) esclarece que iniciou a averiguação dos fatos através do sistema de registro das vacinas e relatórios. Ao analisar os lotes citados, foram realizadas as buscas e notou-se o erro de seleção do lote ao registrar a vacina aplicada. O município destaca e garante que não houve aplicação de dose vencida no município, já que foi um erro de registro e já está devidamente corrigido no sistema em questão.
Porto Feliz
A Prefeitura de Porto Feliz informou que nenhuma pessoa no município recebeu a vacina AstraZeneca fora da validade. A Secretaria de Saúde esclarece que ocorreu um erro no momento de lançar as doses no sistema, mas já localizou e realizou a correção.
São Roque
A Prefeitura de São Roque (SP) informou que recebeu o lote 4120Z005 de AstraZenca entre janeiro e fevereiro, dentro do prazo de validade, que expiraria em 14 de abril. O que ocorreu foi um erro de digitação no cadastro digital da vacinação contra a Covid-19 e que o equívoco no sistema já foi corrigido.
Itu
A Prefeitura de Itu (SP) informou que não foram aplicadas doses vencidas na cidade. A Secretaria Municipal de Saúde verificou todos os lotes descritos e nenhuma dose foi aplicada fora da validade. O que ocorreu foi um erro de digitação no sistema no momento do lançamento das doses aplicadas que está sendo corrigido.
Capela do Alto
A Prefeitura de Capela do Alto (SP) informou que foi pesquisado pela equipe da saúde, através do sistema Vacivida e a última dose aplicada deste lote consta o dia 17 de março, portanto, está dentro do prazo de validade. O lote 4120Z005 com vencimento em 14 de abril, onde consta aplicação de uma dose em Capela do Alto, trata-se de um erro de digitação, uma vez que a última dose do referido lote, foi aplicada em cinco de fevereiro, ou seja dentro do prazo de validade do imunizante.
Jundiaí
A Prefeitura de Jundiaí (SP) informou que as doses citadas não foram aplicadas após prazo de validade. A discrepância nas informações se dá por erro de lançamento do lote no sistema.
As doses, aplicadas com o lote 4120Z00, que foram identificadas como UBS Jardim do Lago em função da equipe que atuou no local e as duas ocorrências na UBS Anhangabaú, passaram por validação da Coordenação da Vigilância Epidemiológica e Coordenação de Vacinas, sendo aplicadas dentro do prazo estipulado pelo fabricante.
O mesmo ocorreu com o lote 4120Z005 AstraZeneca, registrado no Hospital São Vicente (vencimento 14 de abril) e os lotes CTMAV506 e CTMAV505 (vencimento 31 de maio).
Campo Limpo Paulista
A Prefeitura de Campo Limpo Paulista (SP) afirmou que a equipe faz um controle rigoroso e todos os lotes e as datas de validade são conferidos diariamente. A aplicação leva em consideração sempre as de validade mais próxima. Não existe a possibilidade de aplicação de apenas três doses do mesmo frasco, levando em conta que cada um tem entre 5 e 10 doses.
As 3 supostas doses vencidas do lote passaram por validação da Coordenação da Vigilância em Saúde. A Prefeitura informou que já está apurando, mas acredita na possibilidade de inconsistência de digitação das doses entre o VaciVida e o sistema federal.
Itupeva
A Prefeitura de Itupeva (SP) esclareceu que o controle de validade das vacinas em Itupeva é rigoroso. A distribuição das doses para vacinação diária é baseada na data de validade das vacinas, independentemente do fabricante. Caso esta única dose realmente conste como dose vencida, a prefeitura entende que foi alguma inconsistência no sistema de digitação das doses.
Itatiba
A Prefeitura de Itatiba (SP) esclareceu que todas as vacinas aplicadas estavam dentro do prazo de validade e com as condições ideais de uso. A Central de Imunização de Itatiba informou que foi verificado que não houve aplicação de nenhuma dose de vacina fora do prazo de validade de nenhum lote recebido do Ministério da Saúde.
Cabreúva
A Vigilância em Saúde de Cabreúva informou que verificou todos os lotes e concluiu que nenhuma dose foi aplicada fora da validade no município. O que houve foi um erro de digitação no lançamento da vacina. O problema já está sendo corrigido.
*Com colaboração de Arcílio Neto, Thais Marcolino, Wilson Gonçalves Jr. e Gustavo Netto.

Categoria:Notícias da Região