São Roque adota medidas contra quem quer escolher marca da vacina contra a Covid

Prefeitura de São Roque (SP) informou que quem recusar vacina contra a Covid-19 vai para o fim da fila de imunização.
Por G1 Sorocaba e Jundiaí

A Prefeitura de São Roque (SP) adotou medidas contra pessoas que querem escolher marca da vacina contra a Covid-19. A partir desta sexta-feira (2), quem recusar o imunizante vai para o fim da fila de vacinação.
De acordo com a prefeitura, a medida é uma forma de garantir respeito ao trabalho de imunização e às pessoas que anseiam pela proteção contra o coronavírus.
O decreto foi pulicado nesta sexta-feira e estabelece que, se a pessoa for até o local de vacinação e se recusar a receber a dose em razão do laboratório que produz o imunizante, será elaborado um termo informando sobre a situação.
O documento será assinado por duas testemunhas e informará ao munícipe sobre a perda do direito de vacinação por ordem cronológica e a sua realocação na fila de imunização. Ou seja, só vai ser vacinado após a conclusão da vacinação de todo o público adulto (maiores de 18 anos) da cidade.
Ainda segundo o órgão, se a pessoa continuar se recusando a tomar a dose após a vacinação de todo público adulto, o município irá comunicar às autoridades sanitárias para que sejam tomadas medidas legais sobre o caso.
Outras cidades
No estado de São Paulo, ao menos outras cinco cidades adotaram medidas contra quem se recusar a tomar a vacina disponível no posto de vacinação.
Em São Bernardo do Campo e em São Caetano do Sul, na Grande São Paulo, a pessoa irá para o fim da fila de imunização, e poderá se vacinar após os adultos de 18 anos.
Já nas cidades de Rio Preto e Jales (SP) quem recusar a vacina terá que assinar um termo de responsabilidade afirmando que se negou a tomar a vacina por causa da marca do imunizante. As prefeituras irão enviar esses termos para o Ministério Público, mas não há uma punição prevista.

Categoria:Notícias da Região