Instituto Passo a Passo ganha premiação em Congresso Internacional de Equoterapia

Equipe do Passo a Passo recebendo a premiação do melhor pôster apresentado durante o 17° Congresso Internacional da HETI; a cerimônia de encerramento foi realizada via Zoom e Youtube, direto da Coreia do Sul

Foto: Divulgação

Por Luana Takata

Sediado em Itatiba, o Instituto Passo a Passo Equoterapia foi premiado, essa semana, no 17° Congresso Internacional da Horses in Education and Therapy International – HETI, realizado em Seoul, na Coreia do Sul.

A entidade é filiada à Associação Nacional de Equoterapia (ANDE Brasil) e também membro da HETI, que tem sede na Irlanda. Participou do evento com 4 trabalhos, sendo três pôsteres e uma apresentação oral, todos em inglês.

TRABALHOS CIENTÍFICOS

O ‘Programa de Atendimento Equoterápico no Desenvolvimento de Habilidades na Dependência Química: um estudo de caso’ foi eleito para apresentação oral, devido a inovação do tema da Equoterapia na Dependência Química. Este trabalho foi realizado em conjunto com a Comunidade Terapêutica Desafio Jovem de Itatiba.

Já o trabalho ‘Volteio terapêutico nas habilidades psicomotoras em Equoterapia: análise qualitativa e comparativa do uso do barril isolado, do cavalo isolado e do barril e cavalo em conjunto’ recebeu o prêmio da melhor apresentação na categoria pôster.

Além desses dois trabalhos premiados, o instituto escreveu os resumos de artigo ‘A Equoterapia como Oficina Inclusiva na Escola de Tempo Integral’ (em parceria com a Secretaria da Educação da Prefeitura de Itatiba); e ‘Disciplina Positiva, Cavalos e Autoeficácia: uma abordagem não rígida de comportamento’.

AUTORES

Os trabalhos apresentados durante o Congresso Internacional são de autoria de alguns profissionais da entidade, dentre eles: Juliana Ganem, Aline Sarti, Claudia da Costa Mota e Erika Mendes.

O Passo a Passo contou com a ajuda de vários voluntários para a produção dos trabalhos, inclusive da tradutora Ana Elisa Igel, da EP Language Brazil.

TRABALHO EM EQUIPE

Para a coordenadora do Passo a Passo, Claudia da Costa Mota, receber os prêmios reflete a seriedade do trabalho do Passo a Passo desde a sua fundação e, principalmente, a busca por objetivos e desafios.

“O trabalho em equipe é realizado de modo interdisciplinar e posso arriscar que até transdisciplinar. É uma alegria imensa trabalhar com uma equipe motivada a levar os benefícios do cavalo para os nossos praticantes”.

Além da Equoterapia, Claudia explicou que o instituto também está atendendo outras necessidades, como o trabalho realizado em conjunto com o Desafio Jovem de Itatiba. “Desde 2018, temos uma parceria de voluntariado. Ano passado, iniciamos atendimentos individuais para que os acolhidos em fase de reinserção social pudessem revisitar seus novos valores e propósito de vida por meio PAEDHA, um programa de desenvolvimento de habilidades cognitivas, socioemocionais e psicomotoras”, comentou a coordenadora.

Para finalizar, ela ressaltou que é um grande desafio captar recursos para manter uma causa tão nobre como a Equoterapia neste momento tão desafiador e, ainda, fazer pesquisa. “Mas seguimos sempre em frente em busca do melhor para nossos praticantes e comunidade”, disse.

SOBRE

Sediado em Itatiba, o Instituto Passo a Passo Equoterapia é uma Organização da Sociedade Civil - sem fins lucrativos - atua como centro de atendimento, formação e pesquisa em Equoterapia.

Com a ajuda de financiadores, mantenedores, voluntários, setor público e toda a comunidade, todos os meses, em torno de 60 praticantes (crianças e adolescentes de 2 a 21 anos com problemas de aprendizagem, com ou sem deficiência) são atendidos gratuitamente, e suas famílias acolhidas em grupo por meio de diversas atividades.

O Passo a Passo está localizado na Rua Professor Lindolpho Cabral Leal - 133, Bairro Moenda. Conheça mais sobre o trabalho do instituto pelo site www.passoapasso.org.br.

Categoria:Notícias da Região