CVV de Jundiaí promove curso para novos voluntários

A voluntária do CVV Jundiaí, Maria Bernadete Amaral, diz que o atendimento é realizado pelos voluntários treinados de forma gratuita

Foto: Divulgação / Maria Bernadete Amaral

 

Da Redação

O Centro de Valorização da Vida (CVV) da cidade de Jundiaí está com inscrições abertas para o curso de voluntários. Os interessados devem se inscrever até sexta-feira (25), no site www.cvv.org.br e-mail jundiai@cvv.org.br de forma gratuita. O curso ocorrerá nos dias 26 e 27 de junho, das 9h às 13h, remotamente. As pessoas interessadas em voluntariar no CVV de Jundiaí devem ter no mínimo 18 anos, passar pelo curso de voluntários e ter a disponibilidade de quatro horas semanais para um plantão e uma reunião semanal.

 O Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio de forma voluntária e gratuita para todas as pessoas que precisam de ajuda e de conversa. O atendimento é sob total sigilo pelo telefone 188, e-mail e chat, disponibilizados no site do centro, durante 24 horas, todos os dias.

Segundo a voluntária do CVV de Jundiaí, Maria Bernadete Amaral Carneiro, os responsáveis pelos atendimentos são os voluntários treinados para acolher quem procura ajuda, sem qualquer julgamento, críticas, apenas interagindo e dando espaço para o esvaziamento de uma dificuldade emocional. “O trabalho do CVV é de prevenção do suicídio, mas pessoas de todas as faixas etárias procuram o centro, muitas vezes porque não tem com quem conversar. Ainda, a pandemia trouxe uma demanda grande de atendimentos devido às dificuldades emocionais terem aumentado por fatores relacionados à pandemia e o isolamento social”, afirma.

Atendimento na pandemia

O posto de Jundiaí realizava o atendimento presencial de forma agendada, antes da pandemia, para a população da cidade e da região que precisasse de ajuda. Mas as atividades presenciais foram suspensas e direcionadas para os atendimentos remotos, através do telefone 188, chat no site www.cvv.org.br e e-mail.

Segundo a voluntária, o telefone 188 é uma fila e a pessoa pode ligar do celular, orelhão ou telefone fixo de forma totalmente gratuita e o posto de atendimento que estiver disponível atenderá a ligação. “ Já o chat e o e-mail as pessoas podem entrar no site www.cvv.org.br e acessar as abas desses canais de ajuda. Geralmente os jovens procuram mais o atendimento pelos dois canais”, comenta a voluntária.

Categoria:Notícias da Região